modelar

ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 2020- Transformando leite em plástico para pecinha decorativa!

atividades educação infantil
Transforme leite em plástico com este incrível truque de ciência! Crianças ambientalmente conscientes ficarão surpresas com o fato de você não precisar usar produtos químicos agressivos para fazer plástico com esta experiência cientifica. Pode enfeitar o polímero de caseína resultante com tinta ou "glitter". Pode ser uma ideia engraçada para oferecer a um amiguinho ou aos pais!

MATERIAL:

-Reúna uma variedade de itens feitos de plástico como objetos de demonstração
- 1 xícara de leite Fogão e panela ou micro-ondas e recipiente para micro-ondas 
- Garrafa térmica ou outro recipiente isolado 
- Copo ou caneca resistente ao calor 4 colheres de chá de vinagre branco 
- Toalhetes de papel 
Opcional: corante alimentar, glitter e marcadores

PASSO 1- Falando sobre o Plástico

Comece pedindo às crianças que indiquem alguns exemplos de itens de plástico pela sala de aula; pode ser qualquer coisa: um brinquedo, caneta ou uma garrafa de plástico. A seguir, explique como todos esses objetos são feitos de plástico. A maioria dos plásticos é feita de produtos químicos sintéticos com materiais que não existem na natureza. Pergunte aos seus jovens cientista se acham que o plástico poderia ser feito com ingredientes naturais.

PASSO 2: Comece com o vinagre 
Adicione 4 colheres de chá de vinagre branco à caneca resistente ao calor.

PASSO 3: Adicione o leite 

Aquecer 1 xícara de leite até ferver no fogão ou no microondas. Despeje o leite quente em uma garrafa térmica e deixe a criança adicionar o leite quente da garrafa à caneca com o vinagre. Quando o leite quente é adicionado ao vinagre, o leite deve formar torrões brancos (coalhada). Misture a caneca de leite quente e vinagre lentamente com uma colher por alguns segundos.

PASSO 4: Remova a coalhada 

Use uma colher para retirar a coalhada assim que a mistura de leite e vinagre esfriar um pouco. Incline a colher contra o interior da caneca para que o excesso de líquido escorra enquanto retém a coalhada na colher. Recolha o máximo de coalhada possível e coloque-os em cima de uma pilha de duas toalhas de papel.

PASSO 5: absorver o líquido 
Dobre as laterais do papel absorvente e pressione a coalhada para absorver o excesso de líquido. Use mais dois toalhetes de papel pressionados sobre a coalhada para absorver o líquido restante.

PASSO 6: hora de amassar!
Amasse toda a coalhada até formar uma bola de "massa". Este é o seu polímero de caseína sofisticado.


Pode aproveitar o tema para abordar o problema do plástico não reutilizado que acaba nos oceanos!

Fonte

Se gostou da ideia, partilhe-a! Obrigado!